adsense

siga a gente no twitter

curta nossa página no facebook

segunda-feira, 25 de julho de 2011

criando um botão de desligar

Em posts anteriores vimos métodos  de como utilizar o comando shutdown (comando usado para desligar um computador), mas com esse método é possivel criar um botão em qualquer lugar do computador e personalizá-lo (opção que não havia em outros métodos).
Essa opção nada mais é do que um atalho com o comando mostrado acima caso você não queira criar o arquito.bat no bloco de notas.
Na área de trabalho clique com o segundo botão do mouse. Clique em novo > atalho.



A seguinte janela é exibida. Digite o seguinte comando:
Shutdown –s –t 10 –f



Agora clique em avançar. A seguinte janela é exibida. Nessa janela, digite o nome do seu atalho, como por exemplo: Shutdown.



Pronto, seu atalho para o Shutdown foi criado.

Alterando o ícone do seu atalho ou arquivo.bat

Para alterar o ícone, clique com o segundo botão do mouse no seu arquivo e em seguida clique em Propriedades. A seguinte janela é exibida.



Agora clique no botão Alterar ícone e escolha o ícone que deseja colocar no seu arquivo.





Um bom ícone seria algo que você pudesse identificar facilmente como:



Note que na lista de ícones que aparecem você tem a opção do ícone acima(Canto direito da imagem na parte de baixo).

Configurando os computadores para serem desligados via Rede

Primeiramente devemos ir até o Painel de Controle. Para isso clique em Iniciar > Configurações > Painel de Controle. A janela que será exibida é essa.



Agora clique em Ferramentas Administrativas e em seguida clique em Diretiva de Segurança Local. No painel esquerdo acesse o diretório Diretivas Locais e o subdiretório Atribuição de Direitos de Usuário como mostra a figura abaixo.




Será exibido os direitos de usuário e a quem cada um está atribuído (Painel àdireita). O primeiro direito que vamos configurar é o Desligar o Sistema. Para isso de um duplo clique no mesmo ou com o botão direito > propriedades, será exibida uma tela.



Note que os Administradores, os Operadores de Cópias, Usuários e Usuários Avançados já estão atribuidos ao direito de Desligar o Sistema. Agora vamos adicionar um usário ou grupo, para isso basta clicar em Adcionar Usuário ou Grupo e a seguinte tela irá ser exibida.




Agora digite o nome dos Usuários que terão o direito de desligar o sistema. No meu caso coloquei o meu nome. Feito a inclusão dos usuários, clique em Ok e vamos para a proxima etapa.

Voltando agora naquela janela anterior (Diretivas Locais), você verá um direito chamado "Forçar o desligamento a partir de um sistema remoto". De dois cliques ou um clique com o segundo botão do mouse e em seguida clique em propriedades. Geralmente esse direito está habilitado apenas para o administrador da máquina, o que você precisa fazer é o mesmo procedimento feito anteriormente. Basta clicar em Adicionar Usuário ou Grupo e em seguida adicionar os usuários.



Esse procedimento tem que ser realizado em todas as máquinas da rede. Feito esses procedimentos os computadores ja podem ser desligados via Rede pelo comando shutdown -m. (Exemplo: shutdown -s -t 20 -f -m \\micro1)

Agendando desligamento automático

Vamos utilizar o nosso Shutdown.bat para agendar um desligamento automático do computador.

Clique em Iniciar > Painel de Controle > Tarefas Agendadas > Adicionar Tarefa Agendada. A seguinte janela é exibida. Agora clique em avançar.




Agora clique em procurar e encontre o arquivo ou atalho (Shutdown) que você criou anteriormente. Depois de selecionar o arquivo clique em Ok e em seguida avançar.




Escolha um nome para sua tarefa e como ela vai ser executada. Obs.: Só não escolha "Ao iniciar o computador" e nem "Ao fazer logon", pois isso irá desligar o computador assim que você ligar a máquina. Clique em avançar.



Nessa parte vamos configurar a hora da execução da tarefa, e o periodo em que ela deve ser executada. Após realizar a configuração clique em avançar.



Caso seu usuário tenha senha, digite-a e clique em avançar. Obs.: Essa tarefa só vai funcionar se você tiver permissões de Administrador.



Feito todos os passos anteriores é só clicar em concluir, caso queira ver as propriedades da sua tarefa novamente selecione a opção "Abrir as propriedades avançadas...." ou acesse novamente o Painel de Controle > Tarefas Agendadas > De um duplo clique na tarefa que você criou e as propriedades serão exibidas.




Pronto agora você já agendou um desligamento automático do seu computador.

Se ficar alguma dúvida basta posta-lá aqui embaixo que eu respondo, se você gostou do artigo e/ou do blog compartilhe nas redes sociais e me siga no twitter @bartsimpsons3 e depois responda nossas enquetes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário